Não faço ideia o que diziam / ensinavam às nossas mães, quando elas tinham mais ou menos a nossa idade e nós mais ou menos a idade dos nossos filhos.
A minha, por exemplo, sempre foi muito preocupada "com o que os outros pudessem pensar". Aliás, era quase uma obsessão. E se eu, porventura, tivesse a ousadia de imaginar em fazer uma qualquer asneira, bastava ela olhar para mim com Aquele olhar característico e eu tremia toda.
Já tentei fazer o mesmo com os meus miúdos. Sempre que vem asneira a caminho, eu olho para eles - fixamente, de olhos arregalados, de olhos semicerrados, de olhos esgazeados - e o efeito é exatamente o mesmo: nenhum! Aliás, já tentei inclusive incutir algumas ameaças que, no meu tempo, teriam o efeito desejado de forma perturbadoramente constante - como por exemplo "se um dia ficas sem mim quero ver se depois não te lembras das minhas palavras!". Mas enquanto eu, se ouvisse estas palavras, ficaria estarrecida de medo, os meus miúdos riem-se. E, com jeito, ainda me respondem "como é que vês se nos lembramos de ti se não estás cá para ver?"
Será culpa dos desenhos animados que nós víamos vs os desenhos animados que hoje passam na TV? Porque, se formos a pensar bem, os deles é só heróis em grupo (e da sua faixa etária), enquanto que os que nós tínhamos direito rondavam todos o mesmo tema: o desaparecimento da mãe e de como, de ora em diante, o protagonista passava a sofrer entristecido com a perda. Quem não chorou com o Marco, com a Heidi, com a Ana dos Cabelos Ruivos, com a Lassie,....?
Sim, nós tivemos uma infância muito mais amedrontada. Às vezes dava-me jeito passar um pouco deste medo para os meus garotos. Alguém sabe como o fazer?
Como é que as nossas mães faziam?
16:30 |
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário