Com tecnologia do Blogger.
RSS

A Quaresma do Natal

Como é sabido de (quase) todos, a Quaresma é aquele período (de quarenta dias, pensava eu, mas afinal de 47 dias segundo a lei católica "porque não se deve contar com os domingos, que já são o dia do Senhor") que antecede a Páscoa, e no qual nos devemos ir preparando e mentalizando para o dia da comemoração do renascimento de Jesus.

Ora eu, que não gosto de injustiças e discriminações, considero uma falha gigantesca haver esta preparação em Março / Abril, para depois se festejar à grande o renascimento, mas não haver nada similar em Novembro / Dezembro, que é o período antes da comemoração do nascimento do Menino. E por isso faço desde já um apelo: vamos iniciar a Quaresma do Natal.

E o que é isso?
Sendo que, mais uma vez de acordo com a lei católica (e a wikipédia), se deve iniciar este período 47 dias antes da data principal - neste caso o Natal, o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus, então todos nós deveremos começar a preparar e a comemorar esta data a partir do dia 7 de Novembro. Como? Decorando a casa com a árvore de Natal, cantarolando todas as Christmas carrolls que se conhecem, e sonhando com as prendas que podemos (ou não) dar e receber (e que o budget permite).

Porque, se formos a pensar bem, há toda uma semelhância e coerência nestas duas quaresmas:

Quaresma da Páscoa:
- é precedida do Carnaval, altura em que as pessoas se mascaram
- inicia-se com a "Terça-Feira Gorda", dia de uns bons comes e bebes
- os últimos dias coincidem com férias escolares
- tem uns dias dedicados ao jejum (ou contenção de injestão de carne, pelo menos)
- termina com o dia da Páscoa, em que (sobretudo os garotos) se recebem chocolates (em forma de coelhinhos e ovos, sobretudo), as famílias se reúnem para comer um prato típico (cabrito, p.ex) e ainda se oferecem umas lembranças (pelo menos há essa tradição por parte dos padrinhos)

Quaresma do Natal
- é precedida do Dia das Bruxas, altura em que as pessoas se mascaram
- tem logo no início o Dia de S. Martinho, dia de uns bons comes (nem que sejam só castanhas) e bebes (o famoso provar do novo vinho)
- os últimos dias coincidem com férias escolares
- há pessoas que dedicam uns dias ao jejum (para perderem algum peso e, assim, no dia de Natal, se vingarem nos doces e comezainas)
- termina com o dia de Natal, em que (sobretudo conhecidos, tios afastados e em trocas de prendas no local de trabalho) se recebem chocolates (com recheios variados), as famílias se reúnem para comer um prato típico (bacalhau, p.ex) e ainda se oferecem umas lembranças (mas cada vez menos, que o budget não está para brincadeiras).

Como tal, declaro oficialmente aberta a Quaresma Natálícia deste ano!! Meus caros, toca a montar a árvore de Natal, colocar no auto-rádio o CD de Natal do Panda ou da RFM ou da revista Caras, preparar a receita dos Sonhos de Abóbora e.... Festas Felizes!!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário