Com tecnologia do Blogger.
RSS

A paixão pela bola

Como diria a Pólo Norte, o mundo divide-se entre os que gostam de futebol… e os outros.

Quando eu era garota, talvez porque morava muito perto do Estádio da Luz, porque era lá que eu fazia desporto e porque a minha infância foi passada aquando da época dourada do Benfica (anos 80), eu era uma feroz simpatizante deste clube. Gritava pelo clube, cantarolava todas as músicas (a favor) do Benfica, ia para o quintal abanar uma bandeira sempre que o clube ganhava um jogo, “picava-me” com os coleguinhas que eram do Sporting ou do Porto… enfim, levava a sério a condição de adepta.

Com o decorrer do tempo, esta ferocidade foi acalmando. Continuei sempre simpatizante dos encarnados, mas atualmente já não me faz a mínima diferença se eles ganham, perdem ou empatam, quem é o novo treinador ou quantos pontos lhes faltam para ultrapassar os clubes rivais.
No entanto, com o decorrer do tempo também, ganhei uma nova ferocidade – só que contra o fanatismo. Irrita-me cada vez mais os distúrbios causados pelas claques, as picardias entre presidentes (homens de idade mas garotos de mentalidade), as aberturas e fechos de telejornais à conta de incidentes causados pelo futebol (direta ou indiretamente)…



Mas o que me tira verdadeiramente do sério são os 30.000 programas de televisão sobre o desporto-rei (e já nem falo nos jornais desportivos, cujo verdadeiro tipo deveria ser “jornais futebolísticos"). Não consigo perceber como é que se consegue passar horas a falar / discutir sobre um lance ao minuto 17 da segunda parte; a quantidade de argumentos conseguidos para justificar a decisão de um árbitro; a celeuma à volta da escolha do jogador A ou B face aos resultados de há 7 jogos atrás. Não entendo mesmo!!

Assim de repente, numa rápida pesquisa pela net, há a “Grande Área”, o “Trio d’Ataque” e a “Zona Mista”, o “Domingo Desportivo”, o “Prolongamento”, o “Teledesporto”, o “Desporto 2” e o “4x4x3” – e isto só na RTP. Mais o “Play-off” e “O dia seguinte”, na SIC, e o “Desporto 24” e o “Mais futebol” da TVI. Fora os canais temáticos e próprios dos clubes desportivos. O que me faz pensar: fará isto sentido, senhores??? Há assim tanto para dizer sobre 90 minutos e uma esfera?

Era quase como se, a partir da próxima rentrée, as televisões passassem a dedicar variados programas aos episódios das novelas. Como sugestão, 2 horas ao fim da manhã, início da tarde e um especial em pleno telejornal, com “Episódio especial”, “Guião de 2 páginas”, “A música do genérico” ou “Protagonista ou figurante”. E haveria debates, convidados especiais, um a favor da Novela A, outro da novela B e um mediador, e com jeito um dos comentadores, volta e meia, poderia sair a meio do programa por possíveis calúnias contra o argumentista da sua eleição. Assim, só naquela…


Futebol pode gerar paixão sim, é um facto. Mas daí a haver uma quase necessidade de criar um monstro, tal a quantidade de vezes por dia que se alimentam polémicas à volta deste desporto…. ganhai bom senso, gentes!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário