Com tecnologia do Blogger.
RSS

Coitados dos pais das crianças de hoje

Nos dias de hoje, ser-se pai (ou mãe) não é nada fácil. Por todo o lado pululam sugestões, críticas, opiniões, pareceres e sei lá mais o quê… a fundamentarem que TUDO o que uma criança faça (ou goste ou tenha ou diga) é digno de crítica, avaliação e reflexão. E como deveria ser diferente.

Basta abrir uma revista, entrar num site, passear por uma qualquer rede social ou assistir a programa de televisão dedicado à família, e é uma enchente de dicas e sugestões sobre

- a alimentação
                - há as correntes de apoio exclusivo aos laticínios e os estudos que “comprovam” que proteína láctea em excesso poderá provocar gaguez quando a criança é apanhada a fazer alguma asneira típica da idade
                - há os fanáticos do movimento infanto-vegan e os entusiastas da erradicação da sopa
                - há as 7 dicas para que o seu filho recuse o açúcar, versus as 15 etapas para que o seu filho faça birra… se não tiver brócolos no prato

- a educação
                - é o movimento pela aprendizagem do mandarim contra a manifestação marcada pelo regresso do Francês
                - é o apoio ao incremento de mais 14 horas semanais para AECs versus o fim do ensino secundário
                - é a iniciativa “Aprender Álgebra quântica antes dos 9 anos” contra o projeto “Yoga analítica para uma postura passivo-criativa”

- as amizades
                - são os 10 motivos para incentivar o seu rapaz a assinar o programa Erasmus na Lituânica, a par de “Como surpreender a privacidade do seu filho? 8 dicas infalíveis”
                - são as teorias em como se tornar a melhor amiga dos melhores amigos dos seus filhos, juntamente com “conhece bem as conversas secretas da sua criança?”


- etc etc

E depois, há todos os extrremismos e fanatismos típicos de quem está tão assoberbado com esta informação e pseudo-psicologias e terapias infantis.... que acaba por não conseguir discernir o bom senso.... da quase loucura.

Por exemplo, ontem, em Portalegre, a PSP local fez uma série de atividades para festejar o dia da Criança. Em que uma delas era simular um motim, onde parte dos gaiatos fizeram de polícia de choque, e outros quantos fizeram de manifestantes.



Claro que houve logo muitos "comentários chocados" com esta iniciativa, e partilhas indignadas (eu acho um piadão as pessoas ficarem "chocadas" e, consequentemente, terem "necessidade" de partilhar essa mesma notícia como forma de "protesto"), e revoltas, e prenúncios que as crianças que vivenciaram esta experiência serão traumatizados para o resto da vida, e sabe-se lá mais o quê. 

É, minhas gentes, a ideia pode ter sido um pouco disparatada. Mas para quem cresceu a cantar o "atirei o pau ao gato, e o gato não morreu", a ver o Tom Sawyer a correr descalço à beira do Mississipi, e a brincar com fisgas e aos polícias e ladrões..... onde é que está a razoabilidade de ver que isto foi apenas uma atividade / brincadeira - não um incentivo ou outra parvoíce do género?

A infância é um período de experimentação, de brincar com a realidade. Numa época em que há cada vez mais manifestações (sobretudo tão mediáticas como a que envolveu um adepto do Benfica em Guimarães, há umas semanas), é importante relativizar as situações aparentemente mais melindrosas e mostrar a uma criança os 2 lados da questão.

Não stressem, pais, se os vossos filhos brincam por exemplo aos polícias e ladrões. Antes este tipo de atividades do que deixá-los tardes sem fim na nintendo ou no PC, a jogarem e a "mutilarem" monstros, pessoas, e as mais diversas entidades. Pelo menos estas crianças de Portalegre divertiram-se e ficaram com uma recordação... de como é bom ser pequeno!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário