Com tecnologia do Blogger.
RSS

Pelo direito à greve?

Grevecessação colectiva e voluntária do trabalho realizado por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios.


Parece-me bem. Muito bem mesmo que as pessoas lutem pelos seus direitos, pelo que acreditam merecerem, por melhores condições. Aplaudo quando alguém recorre à greve como um último recurso, com o objetivo de chamar a atenção para um problema que precisa de solução rapidamente, sobretudo quando esta é a única hipótese possível.

"O problema é que as greves, que deveriam ser a exceção, tornaram-se de repente na regra, na rotina."
"O que leva a que a população, no geral, já não veja com tão bons olhos assim a decisão de muitos trabalhadores. O que faz com que muita gente passe a encarar a greve com mais um benefício pré-definido de alguns trabalhadores, ou desculpa para a preguiça, ou outra treta qualquer. Afinal, se quase todos os dias há uma greve qualquer!!"
"E de repente, quem faz greve passa de bestial a besta, porque interrompe o bom desenvolvimento da comunidade / sociedade. E quem é que ganha com esta postura? A entidade que "sofre" das decisões dos seus trabalhadores grevistas, e que com jeitinho ainda se transforma numa "vítima das decisões dos sindicalistas"."

Estes são reações / exemplos que oiço de muita gente face às constantes notícias de greves, pré-avisos de greves, ou ameaças de sindicatos às greves. Independentemente da cor partidária de quem torce o nariz às paralisações de trabalhadores, o conceito é comum: a greve em demasia enjoa, não obtém os resultados teoricamente desejados e... só beneficia o trabalhador "vitimizado", que por tendência faz greve em dia junto a fim-de-semana... e luta por benefícios acima da realidade nacional.

Resolvi, por isso, pesquisar um pouco sobre as greves em Portugal, nas últimas semanas - e sobre as motivações para as mesmas. E confesso que fiquei também surpresa com a quantidade de greves que tem havido... e com o modus operandi dos trabalhadores aderentes à mesma. Por isso, permitam-me algumas sugestões:

Metro de Lisboa
Nas últimas semanas, greve a 24 de Fevereiro, 16 de Março, 18 de Março, 10 de Abril, 28 de Abril, e previsão para 19 e 26 de Maio.
Motivo? hummmm..... melhores condições salariais??? reforma antecipada??? não faço ideia
Modus operandi? Não há metro para ninguém. Portanto, quem pagou o passe... temos pena. Quem precisa de viagem avulso... temos pena também.
Sugestão? Deixarem as cancelas abertas. Quem quiser andar anda. Não precisa comprar bilhete avulso, ou preocupar-se com o passe - nesses dias não haverá fiscalização de bilhetes de transporte. Assim, a empresa teria de pagar os custos com a utilização dos comboios, manutenção dos mesmos, o dia de trabalho dos aderentes... e o consumidor final não seria prejudicado!


CP
Nas últimas semanas, greve a 2 de Abril, 3 de Abril, 5 de Abril, 6 de Abril e 16 de Abril
Motivo? Reclamar o cumprimento da decisão dos tribunais relativa ao pagamento dos complementos nos subsídios desde 1996 e, mais recentemente, contra a fusão com a REFER e o fim de regalias
Modus operandi? Não há comboios para ninguém. Portanto, quem pagou o passe... temos pena. Quem precisa de viagem avulso... temos pena também.
Sugestão? Deixarem as cancelas abertas. Quem quiser andar anda. Não precisa comprar bilhete avulso, ou preocupar-se com o passe - nesses dias não haverá fiscalização de bilhetes de transporte. Assim, a empresa teria de pagar os custos com a utilização dos comboios, manutenção dos mesmos, o dia de trabalho dos aderentes... e o consumidor final não seria prejudicado!


Carris /SCTP
Nas últimas semanas, greve a 10 de Abril, 22 de Abril e 11 de Maio
Motivo? Defender o serviço público e garantir maior segurança / motoristas
Modus operandi? Não há autocarros para ninguém. Portanto, quem pagou o passe... temos pena. Quem precisa de viagem avulso... temos pena também.
Sugestão? Abram as portas a quem quiser utilizar este transporte. Quem quiser andar anda. Não precisa comprar bilhete avulso, ou preocupar-se com o passe - nesses dias não haverá fiscalização de bilhetes de transporte. Assim, a empresa teria de pagar os custos com a utilização dos autocarros, manutenção dos mesmos, o dia de trabalho dos aderentes... e o consumidor final não seria prejudicado!


Contra ordenados (ou atualização dos mesmos) em atraso
Nas últimas semanas, greve a 30 de Abril, 1 de Maio, 4 de Maio e 7 de Maio, e previsão para 16 de Maio e 23 de Maio
Quem? Trabalhadores de hipermercados, jogadores do Beira-Mar, trabalhadores da Renault-Cacia ou do Parque Floresta, guardas prisionais
Modus operandi? manifestação à porta do local de trabalho, sob o patrocínio (velado) da SIC, TVI e Sindicatos da oposição
Sugestão? Jogadores do Beira-Mar, entrem em campo mas não se mexam - fiquem 90 minutos sentados no relvado. Trabalhadores de supers e hipermercados, não reponham ativamente material nas prateleiras (façam a reposição mmuuuuuuuiiiitto lentamente, um produto a cada 10 minutos, p.ex), pessoal das caixas demorem muuuuuuiiiiiiittto tempo a registar uma compra - será irritante para o consumidor, mas expliquem simpaticamente a vossa posição. Trabalhadores de outras empresas? Façam o mínimo.... mas não deixem de aparecer, de ligar a luz, usar a água, obrigar à segurança necessária. Assim, a empresa terá de pagar os custos com o dia de trabalho dos aderentes, com a manutenção do local de trabalho... e o consumidor final não sairá muuuiittto prejudicado.


ACT
Pela primeira vez nos últimos 20 anos, greve a 28 de Abril
Motivo? Falta de colaboradores / excesso de trabalho
Modus operandi? Manifestação na rua, sob o patrocínio (velado) da SIC, TVI e sindicatos da oposição
Sugestão? auditarem todas as entidades públicas. Obrigarem à paralisação das mesmas, por visita-surpresa e em plena hora de expediente (e idealmente às que têm atendimento ao público). Incomodaria o consumidor final... mas seria uma diversão e um fartote a partilhar!!!


TAP
Da última vez, greve de 1 a 10 de Maio
Motivo? .............................................................   huuuummm... 
Modus operandi? Cancelamento de cerca de 70% dos voos
Sugestão? A Easyjet, Ryanair, Iberia, Air France, British Airways e restantes companhias que sobrevoam a Europa, África e mais um bom par de países agradece a decisão dos pilotos da TAP. E sugerem que a greve passe a ser periódica, do género quinzenal. Só naquela de manterem a sua posição, "não desistam", "mostrem a vossa garra"! Enquanto o sindicatos dos pilotos da TAP luta por... qualquer coisa (não me lembro bem do quê, mas também não interessa assim tanto), as restantes companhias fazem "o sacrifício" de compensar as necessidades entretanto criadas aos viajantes da transportadora aérea.

Fora de brincadeira, como disse acima compreendo perfeitamente o motivo das greves. Não compreendo é, muitas vezes, a forma como as mesmas são feitas - ou a quantidade de vezes que são feitas. Lutem pelos vossos direitos, sim. Mas lutem com inteligência. E procurem sempre a forma mais inteligente de incomodar quem vos incomoda e leva à vossa decisão!

Fonteshttp://www.aeiou.pt/quiosque/search?s=grevehttp://www.dn.pt/Inicio/Tag.aspx?tag=greve

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário