Com tecnologia do Blogger.
RSS

Quando a culpa é dos pais

Já que hoje se comemora o Dia do Pai, há que aproveitar a data para fazer uma "reclamação". Ao meu pai (à minha mãe, que também foi cúmplice), e a todos os pais que, como o meu, seguem ou seguiram o mesmo caminho, sem se preocuparem com o futuro dos filhos e nas consequências que isso pode provocar.

Falo dos bons princípios e dos bons exemplos.

Os meus pais sempre foram fortes entusiastas do que, para eles, é uma boa educação. Com bons princípios, com boa fé, com o benefício da dúvida... e sempre fizeram questão que eu os seguisse. Sempre me ensinaram a acreditar nas pessoas, a ver o lado bom das mesmas, a ser ambiciosa qb, a não prejudicar (pelo menos intencionalmente) o próximo, etc etc.

Ora eu, que até fui boa aluna, aprendi a seguir estes princípios.
E, com isso, volta e meia dou por mim a quase chumbar nas provas do quotidiano.

Porque fui tão bem preparada na infância que agora, na fase adulta, por vezes não me sei defender convenientemente (não estou formada ou formatada para tal). Porque eles me quiseram educar tão bem que acabei por ficar mal educada. Seja a nível profissional ou num patamar mais pessoal, dou por mim a não conseguir utilizar o calculismo, o cinismo e a hipocrisia necessários para sobreviver - e vencer a batalha a que me candidato.

Ainda me espanto como há pessoas que não olham a meios para atingir os fins - e quase que invejo essa postura fria!; admiro verdadeiramente os que conseguem subir na vida sem qualquer escrúpulo; fico estarrecida com o à-vontade com que pessoas usam e abusam de outros.. só porque lhes apetece ou convém naquele momento.

O que não me espanta tanto é verificar que, por vezes (muitas mais do que seria suposto, de acordo com a educação dos meus pais), essas mesmas pessoas conseguem aquilo que eu nunca conseguirei. E que se realizam, ao passo que eu me frusto com as não-vitórias.

Por isso, lamento informar-te pai, mas neste aspeto foste um "mau educador" :). Educaste-me bem demais, foste demasiado bom tutor no que respeita a uma empatia emocional que não se adequa à sociedade dos nossos dias, não me preparaste para a vida.

Que numa próxima encarnação, isso não se volte a repetir! :)




Um feliz dia do Pai para todos os Pais (e para todas as mães que fazem o papel de pai) - com especial destaque para o meu!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário