Com tecnologia do Blogger.
RSS

Aceita um não!

Esta semana ouvimos falar da Maria, atriz de profissão e vocação que, vítima de violência doméstica (ou incapacidade e/ou estupidez do ex para aceitar o fim de uma relação), tornou-se vítima da pouca justiça e capacidade portuguesa... e viu a sua vida chegar ao fim.

Antes da Maria, outras "Marias" fizeram manchetes nos jornais e televisões de Portugal: a "Ana", a "Sofia", a "Carla", o "António", a "Lurdes" - todos os dias ouvimos falar em casos de violência doméstica causados por alguém que não sabe ouvir um não, não sabe lidar com o fim de um relacionamento, que julga que através da força ou raiva consegue aquilo que não é mais conseguível.

Eu, que também já lidei de perto com este tipo de violência, ganho um nojo crescente de todo este tipo de atitude - e defesa.
De quem se considera prepotente.
De quem se julga superior à lei.
De quem se defende com a cultura do antigamente ("até que a morte os separe")

De quem sabe que, mesmo que a vítima se queixe e apresente queixa, muito raramente será defendida - porque a queixa fica registada em papel e pronto. Nada mais se faz.
De quem sabe que a justiça dá sempre o benefício da dúvida a quem incumpre com a lei e não respeita o próximo.
Da lei que admite receber uma queixa por violência doméstica - mas não assume responsabilidade pela mesma.

Enquanto não se mudarem leis, pensamentos, atitudes e julgamentos, haveremos de, diariamente, dar de caras com notícias que dão conta do fim da vida de muitas Marias, Anas, Helenas e Josés que sucumbem face às mãos de quem não sabe aceitar um não ou um fim.

Vergonha, tristeza e medo, é o que sinto neste momento.

(Descansa em paz, Maria. Agora estás a salvo).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário