Com tecnologia do Blogger.
RSS

Ordem na caserna

Para todas as mães e pais que têm a seu cargo a educação de bebés / crianças / jovens, sabem e percebem perfeitamente o quão frustante é pedirmos algo às nossas crias e estas não nos ligarem "puto". O quão desapontante é darmos um deadline para algo e eles não nos ligarem nenhuma. O quão revoltante é mandarmos arrumar o quarto, p.ex, e eles fingirem que não nos ouviram. O quão irritante é pedirmos-lhes para acabarem o almoço e a resposta deles ser "não tenho fome - há salame para a sobremesa?". O quão exasperante é darmos-lhes uma ordem, e eles responderem "tu não mandas!".


Por isso, resolvi preparar uma breve listagem de soluções possíves para vários "confrontos" que os meias-lecas julgam que nos podem fazer. Para cada afronta, uma reacção diferente. Para cada teste à nossa paciência, um comprovativo em como nós também conseguimos ter atitudes inesperadas. Para cada birra deles, um bater de pé da nossa parte!.


 
Assim:
- quando começam as mentirinhas próprias do pré-escolar: uma pitada de pimenta ou piripiri ou uma meia malagueta na ponta da língua do inventor para lhe "temperar" a veia artística (conforme a imaginação)
- quando o rapazito insiste em fazer xi-xi sem utilizar as mãos, molhando consequentemente e repetitivamente as calças e chão da casa de banho: passa a fazer as necessidades na rua. A casa de banho fica interdita a tudo o que seja macho
- quando a criancinha se arma em especialista gourmet e repreende constantemente a mãe porque "não gosta de peixe, a carne é rija, as ervilhas sabem a esquisito, as laranjas são laranjas": durante uma semana só vê em cima da mesa favas e outras leguminosas, como lentilhas e feijoca. Ou toda uma variedade de peixe (sempre cozido)
- quando a menina insiste em se armar em princesa e nunca arruma os seus brinquedos: enfiá-los todos num daqueles sacos de lixo e colocá-los à porta de casa (oficialmente foram para o aterro, mas na prática requer algum cuidado para que o tal saco não desapareça mesmo)
- quando o petiz resolve fazer uma birra fenomenal no supermercado, porque quer um brinquedo ou uma tonelada de bolicaos: gritar ainda mais do que ele ali mesmo junto às caixas, e bater o pé, e gritar "não gosto de ti!!!". Não há vergonha ou choque maior para ele que lhe faça lembrar o porquê da birra inicial
- quando os meninos entram em guerra total porque um quer o Canal Panda e o outro quer a Disney: sintonizar o canal Parlamento ou RTP Memória durante 5 dias, escondendo os comandos e acessos a nintendos, dvds, computadores e afins e obrigá-los a assistir a tal programação, durante pelo menos 1h seguida durante os dias de castigo
- quando a princesita só quer vestidos com flores ou saias com roda ou as mesmas leggins durante 10 dias, mesmo que estejam cheias de nódoas e a cheirarem mal: esconder-lhe toda a roupa, deixando apenas disponível os pijamas e a roupa do irmão mais velho. E depois dizer-lhe: "agora escolhe o que queres levar para a escola".


Estes são apenas alguns exemplos de disciplina / educação diferente da que vem nos livros mas muito interessantes e sugestivos. Alguns dos quais já utilizei, é um facto, outros foram já testados por colegas e amigas, sempre com resultados acima do expectável. Claro que também todos nós temos a perfeita consciência que os nossos filhos, lá bem no fundo, acabam por nos considerar muito "estranhos" e com um nível de insanidade verdadeiramente respeitável.... mas antes termos um estado de maluqueira por iniciativa própria do que por consequência dos seus actos e respostas maquiavélicos!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário